06/04/2008

Afinal, surfista precisa alongar?


Por: Camila Giovana Branco- Em janeiro do ano passado, a galera do surf deparou-se com uma nota publicada em uma revista de circulação nacional que colocava em dúvida os benefícios do alongamento antes de cair na água.
O artigo, primeiramente publicado no jornal americano Medicine and Cience in Sports and Exercise, afirmava que alongar antes do surf não trazia benefícios para a prática. Além disso, poderia prejudicar a performance na água, devido à diminuição temporária de força de explosão e da velocidade de reação.
Essa noticia foi recebida com muita polêmica e gerou duvidas entre os surfistas. Para ajudar a esclarecer a questão, vamos tratar de alguns pontos relevantes:
A flexibilidade, recém incorporada como uma das variáveis da aptidão física relacionada à saúde e como variável fundamental na prescrição de exercícios, é indispensável na maioria dos esportes. Deve-se buscar a amplitude de movimento ideal das articulações para que sejam executados movimentos perfeitos, amplos e coordenados, evitando desvios e compensações.
Os exercícios de alongamento para aumentar os níveis de flexibilidade levam em conta pelo menos três variáveis essenciais:
- intensidade do alongamento (angulação do movimento);
- permanência na postura (tempo);
- freqüência de realização do exercício.
Aconselha-se que os alongamentos com intuito de melhorar os níveis de flexibilidade não sejam realizados antes da pratica do surf, pois podem sim atrapalhar o desempenho. Esses exercícios podem e devem ser realizados em outro momento e até incorporam outras técnicas como as do yoga para otimização dos resultados.
Antes do surf, o que mais vale é aquecer
O aquecimento aumenta o fluxo de sangue para os músculos e tecidos, acelera a freqüência cardíaca, preparando o sistema cardiovascular para o trabalho, além de aumentar a velocidade de liberação de energia no organismo e a velocidade dos impulsos nervosos, facilitando os movimentos do corpo.
As posturas de alongamento também podem ser realizadas como um meio de aquecimento, desde que sejam executadas sem muita intensidade e duração, apenas com objetivo de aquecimento articular. Também pode-se realizar uma caminhada ou corrida leve por 10 minutos, antecedendo a prática.
Vale lembrar que a flexibilidade é apenas um dos componentes dentro do contexto de qualidades físicas de um surfista. Não se pode deixar de lado a resistência aeróbia, resistência muscular e força dinâmica (explosão), bem como o equilíbrio e a agilidade.
O surf é um dos esportes que mais sobrecarregam músculos, tendões e ligamentos, sem falar na coluna vertebral, alvo de dor para muitos praticantes do surf.
O segredo é incorporar à sua rotina exercícios de fortalecimento especifico, sugestão para aulas Pilates e musculação, bem como aprimorar sua aptidão cardio-respiratória com corrida, bicicleta ou natação.
Fontes:
ALTER, M.J.Ciência da Flexibilidade. 2ed. Porto Alegre:Artmed, 1999.
ARAÚJO, C.G.S. Flexiteste. RJ:Manole, 2004.

Nenhum comentário: