25/03/2008

O uso do Calor ou Frio(gelo) para o alívio da dor?


A aplicação do calor ou do frio são recursos valiosos na prática da fisioterapia.

As terapias usando o calor (termoterapia) e usando o frio (crioterapia) não levam à cura de nenhuma enfermidade, porém são instrumentos importantes que auxiliam no tratamento de várias patologias ortopédicas e neurológicas. São recursos sintomáticos, que quando aplicados adequadamente, reduzem o espasmo muscular e a sintomatologia dolorosa, preparando a região afetada para a aplicação das técnicas terapeuticas.


Calor


Efeitos Terapêuticos do Calor:


1. Alivia a dor.
2. Aumenta a flexibilidade dos tecidos músculo-tendíneos.
3. Diminui a rigidez das articulações.
4. Melhora o espasmo muscular.
5. Melhora a circulação.


A aplicação do calor, promove alteração das propriedades físicas dos tecidos que compõem os tendões, cápsulas articulares e cicatrizes, melhorando suas respostas ao alongamento.

Contra-indicação:

Não aquecer regiões do corpo que estiverem anestesiadas, edemaciadas, inflamadas, feridas com sangramento, em áreas onde haja tumores, sobre os testículos, sobre o abdome de gestantes ou em áreas do corpo de pessoas inconscientes.

Técnica de Tratamento:

O tratamento domiciliar pelo calor deve ocorrer na freqüência de 3 vezes ao dia, durante 20 a 30 minutos, usando bolsas quentes nos locais a serem tratados.


Frio


Efeitos Terapêuticos do Frio:


1. Diminui o espasmo muscular.
2. Alivia a dor.
3. Nos traumatismos (entorses, contusões, distensões musculares, etc.), previne o edema e diminui as reações inflamatórias.

Para se ter um efeito mais efetivo, o resfriamento deve ser aplicado imediatamente após o trauma, antes que o edema esteja formado.

Técnica de Tratamento:

O tratamento pelo uso do frio deve ser feito com bolsas geladas durante 20 minutos, no local da dor, 3 vezes ao dia.



O uso de calor é contra-indicado nos casos de traumatismo porque aumenta o edema.
O uso do frio é contra-indicado nos casos de artrite porque aumenta a rigidez articular। Nestes casos é preferível usar calor।




Atenção: Tanto gelo quanto calor não curam a sua lesão, porém amenizam o quadro inflamatórioálgico e álgico(dor), o melhor a se fazer, é procurar um fisioterapeuta e tratar sua lesão por completo!




CRIOTERAPIA


Como a própria palavra já sugere, crioterapia é o uso terapêutico do frio. Constitui um modo de tratamento que pode ser realizado por meio da aplicação de substâncias terapêuticas (normalmente água em forma de gelo) que causam uma diminuição da temperatura, subtraindo o calor dos tecidos corporais. É uma poderosa forma de tratamento, muito eficaz e de baixo custo financeiro, que tem sido cada vez mais aplicada pelos Fisioterapeutas, Médicos, Dentistas, Enfermeiros e demais profissionais da saúde. Os principais efeitos benéficos da crioterapia são o alívio de dores, a diminuição de inchaços, a redução de hematomas, a estimulação da circulação sangüínea, a regressão de quadros inflamatórios e a amenização de espasmos musculares.Existem várias maneiras de aplicação da crioterapia. Dentre as mais comuns, merecem destaque o uso de compressas frias, sacos com gelo, bolsas de gel com baixa temperatura, imersão da parte do corpo a ser tratada em turbilhões com água gelada, massagens com gelo e a aplicação de sprays com vapor frio.


O tratamento crioterapêutico geralmente é indicado nos casos de entorses, distensões musculares, contusões, tendinites, bursites, lombalgias, cervicalgias e em diversos outros traumas, inclusive advindos de lesões esportivas.


A crioterapia pode ser contra-indicada, conduto, no tratamento de artroses, nas regiões com redução do suprimento sangüíneo, em feridas abertas e nos pacientes que apresentam hipersensibilidade ao frio.


Durante o tratamento, o terapeuta deve estar atento para as mudanças na coloração da pele do paciente, principalmente para se obter o resfriamento apropriado e para que não ocorram as chamadas “queimaduras por gelo”.


Além disso, não é aconselhável aplicar o gelo diretamente na pele; o ideal é cobrir a região com uma toalha úmida ou com óleos adequados. O tratamento deve ser realizado por um profissional habilitado para cada caso. A escolha da forma de aplicação, a temperatura certa, o número de sessões e a duração do tratamento demandam análise cautelosa.


Sempre deverá ser levado em consideração o local a ser tratado, bem como as particularidades da patologia a ser tratada e a singularidade de cada paciente.

Nenhum comentário: