Dormindo
Tendo em vista que nós passamos cerca de 1/3 da nossa vida dormindo ou repousando, é que devemos dar muita atenção a esta posição e as características onde nós a realizamos (cadeiras, colchões e travesseiros). Existem posições que previnem dores na coluna ou até mesmo lesões e também existem travesseiros e colchões apropriados para cada um.
Posições ideais
As duas posições que não agridem nossa coluna são:
Deitada de lado com travesseiro em baixo da cabeça e um outro (fino) entre as pernas, para que, a permanência nesta não venha apresentar incomodo nos joelhos e para mante-lo no mesmo nível da bacia
De barriga para cima com um travesseiro, que não force para cima sua cabeça, e com um outro travesseiro de baixo do joelho, na dobra. Nestas posições sua coluna, pescoço e joelhos ficarão em posição confortável, podendo descançá-los sem forçá-los.
Colchões
Antigamente pensava-se que o melhor colchão era o muito macio, entretanto, constataram posteriormente que o melhor seria o muito duro, porém o muito macio não sustenta as partes pesadas do corpo que tendem a afundar e o colchão muito duro não acomoda adequadamente as curvaturas do tronco.
O colchão deve ter uma atenção especial, pois cientificamente comprovado, o colchão deve levar em conta o peso e a estatura, do indivíduo. No caso de casais leva-se em conta um cálculo do peso e da estatura de ambos.
Travesseiros
Assim como os colchões necessitam uma atenção especial, os travesseiros também, pois se forem muito alto podem provocar torcicólo, enxaqueca e etc. entretanto, se bem adaptado a sua morfologia (característica postural) isto não ocorrerá. Deve-se levar em conta a distância do seu ombro até a cabeça, permitindo com que esta fique em posição neutra, quando deitado de lado. Por isso ao comprar o travesseiro verifique, se na posição deitada de lado, sua cabeça esta em posição neutra. E para a posição de barriga para cima o travesseiro ideal não deve permitir que sua cabeça caia para trás, mas sim esteja alinhado.
Não quero dizer com isto, que recomendo dormirem em uma só posição, pois considero muito importante que durante a noite mudemos várias vezes de posição. A permanência por muito tempo em uma mesma posição pode ocasionar desconforto, dormência ou dor, entretanto, uma posição que inicialmente demonstre ser confortável, se mantida por algum tempo poderá gerar dor. A posição menos indicada é a de bruços, porque aumenta as curvaturas da coluna além de realizar uma torção/rotação.
http://www.colunasaudavel.com.br/conheca/dicas/dormindo.htm
10/03/2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário